top of page

PGR, GRO e NR1

Updated: Jan 28, 2022


Importantes mudanças na gestão de saúde e segurança no trabalho aconteceram em 2021, prosseguindo em 2022, em decorrência de ajustes em NR's, com a NR1 como que um guarda-chuva das demais.


O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) trata do gerenciamento de riscos ocupacionais relativos a todas as atividades e ambientes de trabalho da organização. Sua previsão é dada pelo GRO (Gerenciamento de Riscos Ocupacionais), o qual comanda também a AAT ( Análise de Acidentes de Trabalho) e o PAE (Plano de Ação de Emergência).


Novos tipos de riscos ocupacionais são considerados - risco ergonômico e o de acidentes -, requerendo um esforço de planejamento, execução, controle, análise crítica. Tais riscos agora devem ser avaliados em função da probabilidade e severidade. O PPRA avaliava somente os riscos químicos, físicos e biológicos.


Nosso outro artigo deste blog (veja em "Recent Posts", ao final desta matéria) fornece informações relevantes a partir de Nota Técnica SEI nº 51363/2021/ME, assinada em Dezembro 2021, muito rica, respondendo a dúvidas sobre a migração PPRA para o PGR.


Acesse também nossa aba de Cursos > Saúde e Segurança do Trabalho, com diversas opções de capacitação no segmento.


Procura um Software de Gestão do PGR, que contemple os macroprocessos do PGR, de acordo com a NR1 ? Clique abaixo.



Recent Posts

See All
bottom of page